4 de dez. de 2011

Como estamos em época Natalina acabei por resolver inaugurar o blog falando um pouquinho a respeito de como a decoração natalina vem com o passar dos anos ganhando uma atenção maior no quesito sustentabilidade. Falando em decoração natalina, estou em pleno clima das festas pois há duas semanas tive o privilégio de conhecer o evento Natal Luz em Gramado/RS.

Foi justamente lá que comecei a pensar sobre como as luzes e enfeites desta época do ano podem afetar e muito o meio ambiente. Enquanto participava de uma visita guiada pelas ruas e bastidores do evento o guia comentou a respeito da confecção sustentável dos enfeites de natal dos principais pontos turísticos da cidade, prestem atenção à foto a seguir e tentem imaginar que estes indefectíveis lustres da famosa Avenida Borges de Medeiros foram montados a partir de garrafas pet!

DSC03654

Impressionante, não?! A cidade ficou super enfeitada, e melhor ainda todo esse artesanato é desenvolvido com a ajuda dos estudantes das escolas do município que ao longo do ano realizam projetos para conseguir as garrafas pet utilizadas para decorar toda a cidade e deixarem moradores e turistas boquiabertos! Sustentabilidade + engajamento social dos jovens estudantes: Gramado é très chic!

Quem conhece o evento sai de lá com o espírito Natalino renovado e volta para casa orgulhoso em saber que é possível sim produzir uma decoração natalina amiga do meio ambiente e acima de tudo, atrair turismo e ganho social/financeiro para a cidade. Navegando por alguns sites vi que muitas outras cidades Brasileiras já estão aderindo a esta prática ecologicamente correta ao deixar a cidade preparada para as festas! Smiley de boca aberta

Por exemplo, Franca (Interior de São Paulo) inaugurou uma decoração que utilizou mais de 70 mil unidades de garrafas pet que foram recolhidas no próprio município. Temos também Nova Veneza (SC), a cidade conseguiu recolher aproximadamente 20 mil garrafas pet para a confecção de guirlandas, bolas e anjos para decorar suas ruas, muitos voluntários e clubes de mães e associdades da Câmara de Dirigentes Lojistas do município estavam confeccionando esses enfeites desde agosto deste ano.

Não é preciso pesquisar muito para perceber que aos poucos está se criando essa consciência ambiental por parte dos municípios brasileiros, e existe um feedback positivo da população em contribuir com a causa, pois não são poucas as pessoas que se voluntariam em prol do meio ambiente. Nos faz pensar o que podemos fazer no âmbito de nossos lares para também fazer a nossa parte.

Que tal decorar a sua árvore de natal utilizando doces? Pois é! Inusitado, mas a criançada garanto que vai adorar comer as guloseimas da decoração após a ceia de natal. Você pode pendurar bombons, balas, chicletes, pirulitos… além de ficar lindo, você pode sempre renovar a sua árvore. Uma outra dica muito bacana é montar uma guirlanda também com balas e bombons! Fica lindíssimo e você pode usar e abusar da criatividade tanto para decorar sua casa como para presentear! Indico o site no qual vi esta idéia, visite-o e fique maravilhado com as mais variadas possibilidades de decoração sustentável e deliciosa! Podendo ainda ser uma fonte de renda muito bacana.

Bom espero que tenham gostado do nosso post de estréia, conto com sua leitura sempre que assim for possível. E não esqueçam que a melhor maneira de comemorar as festas é junto à família e amigos! Alegre

1 comentários:

José disse...

O mundo precisa de mais ações sustentáveis. Gramado é um ótimo exemplo do que se deve fazer.Precisamos de mais exemplos assim, na realidade precisamos não só de mais exemplos, mas também de pessoas que divulguem esses exemplos. Parabéns pelo Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Veja Também

create your own banner at mybannermaker.com!
Create your own banner at mybannermaker.com!
create your own banner at mybannermaker.com!
create your own banner at mybannermaker.com!

Redes Sociais

Seguidores

App para seu Smartphone

App para seu Smartphone
QR do App para iPhone Androide e Java