Lembrando dos tempos de faculdade no qual estudávamos muito os antigos pensadores, me peguei a tentar imaginar quais seriam os grandes pensadores de nosso tempo para as futuras gerações? Estamos vivendo uma época na qual somos quase que meros reprodutores de idéias previamente formatadas, o pensamento está deixando de ser um organismo vivo e pulsante que vai ganhando nova forma a partir de cada indivíduo que com ela se depara para se tornar um quadro estagnado e saturado que recebemos diariamente em nossos perfis virtuais para então repassá-lo de maneira automática e impessoal.
Claro que não podemos extremar esse ponto de vista a todos os indivíduos, certamente existem muitas pessoas tentando sempre reinventar e colocar em uso esta massa cinzenta a qual chamamos cérebro. Mas por que será que de modo geral fica parecendo que tudo que tinha para ser pensado já foi pensado e catalogado há milênios? Afora grandes poetas, escritores e autores, o que falta em nós indivíduos sociais para assumirmos um papel não egoísta, mas um pouco mais individualista e não tão passivos em relação à tanto lixo eletrônico que recebemos diariamente em nossas caixas de e-mail, redes sociais da vida?
Fiquemos com algumas famosas frases do pensador chinês Confúcio (em chinês: 孔子, pinyin: Kǒngzǐ; Tsou, 551 a.C. - Qufu, 479 a.C.):
Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.
A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.
Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
O mestre disse: Quem se modera, raramente se perde.
Aprender sem pensar é tempo perdido.
Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?
Um ótima semana a todos e até a próxima!
Tweetar
1 comentários:
Concordo plenamente. Realmente precisamos de novos pensadores para atualidade, falta um pouco de pensamento próprio de uma mente autônoma, somos apenas produtos de uma grande máquina que pensa por nós, não somos estimulados desde cedo a pensar, somos estimulados apenas a consumir. Espero que as novas gerações aprendam a pensar por si só e sejam tão revolucionários quanto os grandes pensadores do passado.
"Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens." Confúcio